tag:blogger.com,1999:blog-43686583634014317582024-03-12T19:16:07.323-07:00CURSOS E OFICINASUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4368658363401431758.post-12870792582088933402009-04-25T09:03:00.000-07:002009-04-25T09:10:16.303-07:00SALTIMBANCOS URBANOS<div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Coordenação</span></em></strong></div><div align="justify">Carlos Biaggioli (Drt 12084)</div><div align="justify"><br /><strong><em><span style="color:#cc0000;">Objetivo</span></em></strong></div><div align="justify">Iniciação teatral para jovens com idade a partir de 16 anos, cujo foco central é propiciar-lhes teoria e práticas que lhes propiciem descobertas e desdobramentos do seu próprio poder de improvisação à partir dos conhecimentos e recursos que cada um já traga em si mesmo, no seu próprio imaginário. Ao seu término, esta oficina pretende casar-se com a de Dramaturgia para Rua.</div><div align="justify">O material extraído durante o processo desta última será experimentado pelos participantes treinados nas técnicas de improvisação voltada aos espaços abertos.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Justificativa<br /></span></em></strong>O Teatro de Rua, na cidade de São Paulo, no decorrer principalmente dos últimos 5 anos, vem atravessando um momento de profunda reavaliação de seus próprios princípios e práticas por meio de encontros dos mais diversos portes que trazem à tona uma busca mais sistematizada por um novo pensamento acerca desta linguagem e das estéticas que vêm sendo desenvolvidas no sentido de recolocá-lo “no seu devido lugar”, ou seja, o de uma arte milenar, que antecede ao próprio surgimento das ruas, que traz em sua bagagem o Teatro Grego e o elisabetano, principalmente aquele com o qual pudemos mergulhar na poesia shakespeareana — isto sem querer refrisar toda a importância dos saltimbancos medievais em suas itinerâncias que tanto contribuíram para o redimensionamento que representou a Renascença.</div><div align="justify">Atualmente assistimos cada vez mais grupos sendo contemplados, por exemplo, nas esferas municipal e estadual, por programas públicos como o Fomento ao Teatro e os PACs. Além disso é incontestável a existência de um movimento organizado já atuante na cidade, responsável, inclusive, por diversos seminários e mostras de teatro de rua, que recentemente atraíram, inclusive, a atenção e a parceria do poder público municipal.</div><div align="justify">O momento, portanto é propício e é neste sentido que se norteia este projeto: fazer com que os participantes (jovens em início de formação no Teatro) percebam a amplitude do seu próprio leque de possibilidades criativas quando levada em conta a realidade cotidiana e sempre artisticamente redimensionável dos locais públicos.</div><div align="justify">Incutir nestas pessoas a capacidade de recriar esses espaços à partir de suas próprias potencialidades, advindas de suas experiências pessoais no contato com seu próprio cotidiano, e utilizar isso como trampolim para que eles coloquem em campo, ou seja, em cena, a sua própria visão deste mundo.</div><div align="justify">Assim sendo, consideramos, além das vivências práticas, realizadas na forma de jogos de integração e de interação com base na técnica clownesca (disponibilidade, espontaneidade, verdade, triangulação e presença), esta oficina não abre mão de dinâmicas também no sentido teórico, tanto por meio de leituras de textos como de exibição de dvds/videos com depoimentos de nomes de notório saber nesta área, tais como Amir Haddad, Alexandre Mate, Cristiane Paoli Quito, Augusto Boal e outros nesta esfera.</div><div align="justify">Desta forma, ao fim destes três meses de processo, o Teatro de Rocokóz acredita que cada participante terá condições de avaliar e comparar as possibilidades da expressão teatral de sua própria lógica de mundo e, além disso, estar capacitado, no decorrer de sua própria formação, a ter graus de discernimento no que toca ao Teatro realizado em palco italiano e espaços fechados.</div><div align="justify"><br /><strong><em><span style="color:#cc0000;">Formatos da Oficina<br /></span></em></strong>Consideramos estas as opções de formato:</div><ul><li><div align="justify">VIVÊNCIA: 2 encontros de 3 horas-aula (6 horas-aula);</div></li><li><div align="justify">INTENSIVO: 5 encontros de 3 horas-aula (15 horas-aula);</div></li><li><div align="justify">SEMI-EXTENSIVO: 12 encontros de 3 horas-aula (36 horas-aula); ou</div></li><li><div align="justify">EXTENSIVO: 20 encontros de 3 horas-aula (60 horas-aula).</div></li></ul><div align="justify"><strong>A VIVÊNCIA</strong></div><div align="justify">Propiciar uma rápida vivência constituída de um bate-papo sobre Teatro de Rua seguida de uma dinâmica de criação coletiva à partir da Improvisação, com vistas à construção de uma cena em conjunto a ser apresentada em local público.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>O INTENSIVO</strong></div><div align="justify">Propiciar embasamento teórico, sensibilização e jogos de criatividade, dinâmicas de exposição cênica, fórum de bate-papo e construção de cena a ser apresentada em espaço público.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>O SEMI-EXTENSIVO</strong></div><div align="justify">Propiciar embasamento teórico, com recursos de áudio-visual (dvds e documentários), sensibilização e jogos de criatividade, dinâmicas de exposição cênica, fórum de bate-papo e construção de cena a ser apresentada em espaço público.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>O EXTENSIVO</strong></div><div align="justify">Propiciar embasamento teórico, com recursos de áudio-visual (dvds e documentários), sensibilização e jogos de criatividade, dinâmicas de exposição cênica, fórum de bate-papo, construção de cena a ser apresentada em “curta temporada” (3 últimos encontros) em espaço público.<br /></div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Necessidades técnicas<br /></span></em></strong>Espaço privativo, bem iluminado e arejado, com fácil acesso a banheiros e água potável, altura mínima de 3 metros, aparelho toca-cd, aparelho para dvd (com TV) e pontos de luz (110V).</div><div align="justify"><br /><strong><em><span style="color:#cc0000;">Representação jurídica</span></em></strong> (contrato e NF)<br />Cooperativa Paulista de Teatro</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Contato</span></em></strong></div><div align="justify"><a href="mailto:rocokoz@yahoo.com.br">rocokoz@yahoo.com.br</a></div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4368658363401431758.post-1595065390817300342009-04-25T08:57:00.000-07:002009-04-25T09:03:44.638-07:00CIRCO PARA CRIANÇAS<strong><em><span style="color:#cc0000;">Coordenação</span></em></strong><br />Ciléia Biaggioli<br /><br /><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Público-alvo</span></em></strong></div><div align="justify">Crianças de 7 a 13 anos</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><span style="color:#cc0000;"><em><strong>Duração</strong></em></span></div><div align="justify">a) Vivência: 4 horas-aula</div><div align="justify">b) Oficina: carga mínima de 36 horas-aula (formato a combinar)</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Objetivo</span></em></strong></div><div align="justify">Propiciar ao participante a oportunidade de fazer um primeiro contato com as principais técnicas de Circo.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Habilidades abordadas</span></em></strong></div><ul><li><div align="justify">Malabarismo (no caso do formato "oficina": confecção e manipulação de claves, aros e bolinhas a partir de material reciclável);</div></li><li><div align="justify">Malabarismo com bastões;</div></li><li><div align="justify">Esquetes de palhaço: palhaçadas de picadeiro, em duplas, trios e sólos;</div></li><li><div align="justify">Magia básica e cômica (para o formato "oficina");</div></li><li><div align="justify">Acrobacia (básica) e Estatuário;</div></li><li><div align="justify">Fitas e Laços dançantes;</div></li><li><div align="justify">Pernas-de-pau;</div></li><li><div align="justify">Rola-rola;</div></li><li><div align="justify">Diabolo.<br /></div></li></ul><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Justificativa</span></em></strong></div><div align="justify">Arte milenar, o Circo é o grande brinde à "superação" humana de desafios. Rompem-se barreiras ditas intransponíveis. O ser humano experimenta movimentos antes inacreditáveis: salta, voa, contorce, distorce, encanta, surpreende e diverte. É realmente um mundo à parte. O "maior espetáculo da Terra"!</div><div align="justify">Para a criança sua importância está em reunir educação física e desenvolvimento de coordenação motora, de auto-conhecimento (limites e superações), de sociabilidade e, por consequência, de cidadania.</div><div align="justify">Agregando prática e teoria, "Brincando de Circo", portanto, torna-se também uma excelente oportunidade para que esta Arte seja apresentada ao participante como sendo uma profissão regulamentada pela legislação trabalhista.</div><div align="justify"><br /><strong><em><span style="color:#cc0000;">Necessidades técnicas</span></em></strong></div><div align="justify">Espaço privativo, bem iluminado e arejado, com fácil acesso a banheiros e água potável, altura mínima de 3 metros, aparelho toca-cd, aparelho para dvd (com TV) e pontos de luz (110V).</div><div align="justify"><br /><strong><em><span style="color:#cc0000;">Representação jurídica</span></em></strong> (contrato e NF)</div><div align="justify">Cooperativa Paulista de Teatro</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong><em><span style="color:#cc0000;">Contato</span></em></strong></div><div align="justify"><a href="mailto:rocokoz@yahoo.com.br">rocokoz@yahoo.com.br</a></div>Unknownnoreply@blogger.com0